A importância da fotoproteção e os claims suportados nos testes FPS

Por Juliana Cristina de Moraes / 16, Novembro - 2022 / Categorias Fotoproteção, Testes FPS
A importância da fotoproteção e os claims suportados nos testes FPS

A radiação ultravioleta emitida pelo sol ou fontes de luz artificiais como câmaras de bronzeamento é subdividida em três partes (UVC, UVB e UVA) e pode causar efeitos prejudiciais à saúde, incluindo queimaduras solares, fotoenvelhecimento e câncer. De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a aproximadamente 30% dos tumores malignos registrados no país, o que faz da prevenção um elemento extremamente necessário.

A melhor forma de prevenção de danos solares é evitar a exposição solar entre às 10h e 16h, período com maiores índices de ultravioleta. Ao se expor ao sol, recomenda-se utilizar roupas, chapéus, bonés, guarda-sol e óculos escuros associados ao uso diário de protetores solares de amplo espectro, que devem ser reaplicados pelo menos a cada duas horas.

No Brasil, protetores solares são classificados como cosméticos e são regulados pela ANVISA para garantir a segurança e eficácia deles. De acordo com a RDC Nº 629, de 10 de março de 2022, a ANVISA exige que os protetores solares cumpram os seguintes parâmetros determinados:

  • Fator de Proteção Solar (FPS) – também conhecido como FPS estático, mede o nível de proteção contra queimaduras causadas principalmente pela radiação UVB. O valor do FPS deve ser no mínimo 6 e está limitado a 99.
  • Fator de Proteção UVA (FP-UVA) - mede o nível de proteção contra radiação UVA. O valor do FP-UVA deve ser no mínimo 1/3 do valor de FPS indicado no rótulo.
  • Comprimento de Onda Crítico - mensura a amplitude de proteção oferecida pelo produto e o valor deve ser de no mínimo 370 nm, mostrando que ele protege também contra radiações de comprimento mais longo.
  • Resistência à Água – caso este apelo seja necessário, o FPS do protetor solar é determinado após um período de 40 minutos de imersão em água e comparado com o FPS estático para calcular uma porcentagem de resistência à água. Caso o apelo seja de Muita Resistência à Água, o tempo de imersão é aumentado para 80 minutos. A porcentagem de resistência à água deve ser de no mínimo 50%.

Os requisitos da ANVISA são semelhantes à regulamentação europeia e de demais países do mundo e diferem de outras regiões, como os Estados Unidos, o qual segue a monografia FDA. Sendo assim, é importante definir os locais de registro do produto e escolher institutos de confiança e capacitados para realizar os estudos clínicos mais adequados de acordo com os apelos desejados e as regulamentações locais.

Os resultados dos estudos realizados pela ALS Allergisa são confiáveis e contribuem para a fundamentação dos claims e desenvolvimento de marketing estratégico de protetores solares. Os estudos clínicos conduzidos ajudam a levar produtos potencialmente seguros e eficazes aos consumidores.

Bibliografia

Instituto Nacional de Câncer. (04 de junho de 2022). Acesso em 31 de outubro de 2022, disponível em Instituto Nacional de Câncer: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pele-melanoma

RESOLUÇÃO - RDC Nº 629. (10 de Março de 2022). Dispõe sobre protetores solares e produtos multifucionais em cosméticos e internaliza a Resolução GMC MERCOSUL nº 08/2011.

This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

Você quer ser voluntário? Entre em contato conosco!

+55 19 3517 6800

recrutamento@grupoinvestiga.com.br

Acesse a área de Relatórios e Documentos

CREATE ACCOUNT

FORGOT YOUR DETAILS?

TOP